KongoLotto

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Responsabilidades de uma mãe


Tem gente que não gosta de datas comemorativas; acha que é só apelo comercial; que dia da mulher, do negro, do índio, da mãe, etc., tem que ser todo dia... Não concordo muito com isso. Quando se estipula uma data para uma determinada comemoração, é nesta data que todos - até os que não concordam - se lembram dela...
O Dia das Mães é, talvez, a data mais importante de se lembrar e comemorar. Isso porque a mãe, geralmente, é o ser mais próximo que temos. Mesmo depois de cortado o cordão-umbilical e da criança deixar a amamentação, ela vai permanecer ligada à sua mãe - através de laços afetivos - pelo resto da sua vida - a menos que a mãe não tenha assumido o seu papel, ou que o filho seja um ingrato... A pessoa que acompanha uma criança nos seus primeiros anos de vida, acaba se tornando a pessoa mais importante da sua vida, mesmo que não seja a mãe biológica - pois é esta pessoa que vai ensinar os primeiros passos para uma grande jornada... Mais importante do que botar um filho no mundo é dar a este filho condições para que ele se desenvolva plenamente.
Lembrar e comemorar o Dia das Mães é o mínimo que nós, filhos, podemos fazer a quem tanto se sacrificou para nos dedicar boa parte da sua vida. Aliás, todo sacrifício que fizermos por nossas mães dificilmente vai se igualar ao sacrifício que elas fizeram por nós...
Ter filhos e se sacrificar por eles é, sem dúvida, um mérito digno de consideração; mas o maior mérito de uma mãe é ser uma mãe responsável; é ser uma mãe consciente de sua responsabilidade como formadora de um novo ser - que precisa de cuidados e de boa educação desde a primeira infância. Uma mãe responsável deve saber planejar uma gestação, levando em consideração a sua capacidade de desempenhar o seu papel. É muito mais digno uma mulher se submeter a um aborto, para não colocar no mundo um filho que não terá a atenção necessária, do que a atitude irresponsável de mulheres que botam filhos no mundo para passarem necessidades; para morrerem de fome, ou por falta de condições mínimas... Muitas vezes estas mulheres são apenas vítimas da sua própria ignorância e de uma sociedade hipócrita, que condena o aborto, mas nada faz de eficiente para proporcionar, a todos, o conhecimento necessário para que possam assumir uma paternidade responsável...
Ser mãe exige, acima de tudo, assumir uma grande responsabilidade. Aquelas que assumiram tal responsabilidade merecem, pelo menos, o reconhecimento da sociedade e um grande abraço de seus filhos - principalmente no Dia das Mães.



Meu filho não dorme só



Deixar a criança dormir na cama dos pais não a ajuda a crescer, pelo contrário

A psicanálise infantil relaciona os distúrbios do sono aos sentimentos ambivalentes dos pais em relação à separação. Vários trabalhos descrevem de forma cristalina o impacto dos sentimentos dos pais sobre a separação com os filhos e de como é comunicada a eles.

O fato é que, nos dias de hoje, muitas famílias precisam de camas cada vez maiores para acomodar os filhos que abordam o leito do casal como “Piratas do Caribe” e ficam enfiados sob as cobertas. A faixa etária destes acomodados piratinhas está entre os 2 e os 5 anos.

É INTERESSANTE REFLETIR SOBRE AS DIFICULDADES DE MUITOS PAIS EM COLOCAR LIMITES HORÁRIOS E TERRITORIAIS PARA SEUS FILHOS IREM SE DEITAR E TAMBÉM EM DIZER NÃO QUANDO TENTAM DORMIR NA CAMA DELES. OS PAIS TENTAM RACIONALIZAR DIZENDO QUE É GOSTOSO DORMIR JUNTINHOS (ISSO DEVERIA ACONTECER ENTRE MARIDO E ESPOSA) E ACRESCENTAM QUE ESTIVERAM O DIA TODO TRABALHANDO (PARECE QUE ESTÃO PAGANDO UMA DÍVIDA). OUTROS SIMPLESMENTE, ESTIMULADOS POR CERTAS TEORIAS, ACHAM QUE ISSO NÃO TEM NADA DE ERRADO E AINDA BRINCAM, DIZENDO: “QUANDO CASAR, NOSSO FILHOTE VAI DORMIR NA SUA CAMA!”

Na realidade, existe o medo da separação, o sentimento de perda, às vezes até medo da morte. Por isso, muitos pais chegam, várias vezes, ao quarto do filho para ver se ele ainda respira. Os adultos e as crianças, ao deixar-se cair no sono, penetram em um território no qual não se tem mais o controle e ficam reféns de pesadelos tempestuosos. É como se fosse uma viagem a locais amedrontadores e, por isso, desejamos bons sonhos, dormir com os anjos, e todas as expressões que marcam uma partida e um retorno.

Claro que a visão dos pais sobre o sono vai influenciar aquilo que a criança acha sobre essa região nebulosa entre a vigília e o sono. Luz acesa ou desligada, porta aberta ou porta fechada, silêncio ou barulho e solidão ou companhia, são elementos antecipatórios dos prováveis perigos durante o sono. Às vezes, a causa pode ser problemas conjugais, por isso uma boa pergunta a ser feita é: “A serviço de quê ou de quem aparece o problema da noite?”

Uma criança, na cama dos pais, pode esconder um distanciamento que os adultos querem colocar entre si ou evitar o sentimento de solidão de um dos pais e ao mesmo tempo se erige como uma barreira.

Deixar um filho passar as noites com os pais de maneira constante não o ajuda a crescer. Ele não consegue se tornar autônomo ou levantar estratégias para solucionar seus problemas.
Qualquer atitude ou discurso que tentem aplacar os medos ou fantasias infantis não terão o mesmo efeito que deixar a criança viver a experiência, “sobreviver” a ela e sentir orgulho de superar o medo por ela mesma. 

Como devo cuidar dos dentes do meu bebê?


Os bons cuidados bucais começam cedo na vida. Mesmo antes dos dentes do bebê nascerem, existem alguns fatores que podem afetar sua futura aparência e saúde. Por exemplo, a tetraciclina, um antibiótico comum, pode causar a descoloração ou manchas nos dentes. Por esta razão, não deve ser usada por mães que estão amamentando ou mulheres na segunda metade da gravidez.

Como os dentes do bebê geralmente nascem por volta dos seis meses de idade, não há razão para usar os procedimentos padrão da higiene bucal, ou seja, a escovação e o uso do fio dental. Mas, os bebês têm necessidade de cuidados bucais especiais que todos os pais devem conhecer. Entre esses cuidados estão a prevenção das cáries causadas pelo uso da mamadeira e a certeza de que seu filho está recebendo uma quantidade adequada de flúor.